sexta-feira, 18 de maio de 2012

ENDURO DA FADIGA 2012 3º ETAPA

Nova Mutum: participantes de enduro e rally chegam hoje

Os jipeiros e motoqueiros que vão participar do Rally dos Catetos e do Enduro da Fadiga, neste sábado, em Mutum, já começaram a chegar na cidade. São aguardados 60 jeeps e 100 motos. O evento, organizado pelo Jeep Clube Catetos do Arinos e pela Associação Mutuense de Motociclistas, é válido pela terceira etapa do matogrossense de Enduro de Regularidade.

Conforme Só Noticias já informou, o Rally dos Catetos reúne jipeiros nas categorias máster, expedition e jeeps antigos. O percurso será de aproximadamente 160km. O Enduro da Fadiga é para motos nas categorias máster, sênior, ouver 40, júnior e novatos. O percurso é de 120 km. A saída, para ambas modalidades, será às 8h e, o retorno, às 15h.

O grupo PALALÉGUAS  de Lucas do Rio Verde já está preperado para o evento. já conta com 12 pilotos confirmados alguns dos pilotos pilotos já estão a caminho da prova, inclusive um dos destaques é o piloto ERVERSON MORETTI que após um grande periodo de descanso está retornando as trilhas, esté piloto é conciderado HAAA LENDA VIVA, do motociclismo matogrossense.veja foto abaixo pitoto já vem se preparando há algum tempo.

PAPALÁGUAS GRUPS.OFF ROAD LRV



 EVERSON MORETTI....A LENDA VIVA. ESTÁ DE VOLTA!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Câmbio suicida.tipo HAND-SHIFT

Câmbio suicida.tipo JOCKEY-SHIFT


Câmbio suicida?

Em tempos cada vez mais modernos, onde a tecnologia e automação vem atingindo todos os seguimentos da sociedade, muitos se surpreendem ao ver uma motocicleta equipada com sistema de câmbio de mão, ou como ficou popularmente conhecido, câmbio suicida.
Ganhou este nome por requerer que o piloto soltasse uma das mãos do guidão sempre que fosse necessário a troca de marchas. E em alguns casos também impedia que se pusesse os dois pés no chão quando a moto estivesse parada. De fato, estes dois ‘detlahes’ foram responsáveis por alguns incidentes. O atual sistema de troca de marchas, sanou esse problema, trazendo mais segurança ao piloto e até mais conforto, mas para alguns tirou também um pouco do charme do estilo que já foi muito comum nas Harley-Davidsons e Indians feitas até a metade do século XX e copiado por muitas outras.
Hoje, a legislação brasileira também não permite esse estilo de câmbio (de acordo com o artigo 54 do CTB, os motociclistas só podem circular se estiverem segurando o guidão com as duas mãos), mas apesar disso, em busca de um estilo mais retrô e aliado à baixa fiscalização, muitos customizadores abrem mão da segurança e adotam este método em suas motocicletas. A forma mais comum de fazer essa adaptação, é transferindo o controle da embregem para a própria alavanca de câmbio, mas há quem prefira adaptá-lo para o pedal esquerdo – o que requer um certo aprimoramento na técnica de pilotar, e quando parado, só seria possivel apoiar ambos os pés no chão com a moto desengrenada ou desligada.



Embora o termo ‘Câmbio Suicida’, no Brasil, seja popularmente aplicado para qualquer modelo de câmbio de mão, em inglês, temos termos específicos para cada tipo. ‘Hand Shift‘, para quando a alavanca situa-se à frente do piloto, correndo na lateral do tanque de combustível e ‘Jockey Shift‘, para quando a alavanca liga-se diretamente ao motor, deixando o piloto em posição semelhante ao de um jockey (de cavalos) com uma mão para trás sempre que necessário a troca de marcha.
Independente dos termos utilizados, o que importa é a personalização e o estilo adotado. Faça da sua moto, a sua cara!